terça-feira, 9 de maio de 2017

Livre-Arbítrio

Sem tempo para traçar uma rota de fuga, decido apenas observar apaticamente enquanto ele discorre sobre os seus padrões deturpados de moralidade. Apesar do meu desespero evidente e dos esforços para evitar um embate violento, os monólogos intermináveis e desgastantes tornaram-se rotineiros a cada encontro: a implicância com minhas tatuagens originam críticas que tencionam salvar uma alma impura da degradação eterna.

(Rabiscar o corpo é atitude diabólica!)

A série de conversas irritantes contém instruções valiosas que me fazem cogitar a possibilidade de engolir a minha cabeça. Porém, consciente de suas tentativas infrutíferas, meu único receio é o abandono da sua agressão passiva e a adoção de métodos diversificados que incluam me açoitar com o Rosário, espancar com uma Bíblia ou vociferar maldições em Latim.

(Se você já foi alvo do fanatismo religioso vem cá, me abraça!)

Conviver com a perturbação ocasional de certas perguntas imbecis ou de inúmeras perspectivas negativas me tornam apta a conter uma combustão espontânea ou qualquer ímpeto homicida. Mas cá entre nós? Percebi que nunca haverá negociação com quem te considera a Mensageira do Apocalipse! E, não. Não pense que sou uma criatura sombria sedenta de sangue ou possuo o 666 cravado na testa: a miséria de minha condição reside exclusivamente na cegueira espiritual - na atitude pagã de ousar desfrutar de minha própria liberdade.

(Ui. Me deixa!)

55 comentários:

  1. Aqui em Pernambuco vivemos uma nova reforma protestante... Os hábitos tem mudado cada vez mais... Ao ponto do recém empossado prefeito de Olinda propor um polo gospel no carnaval desse ano... "Tempos sombrios" minha amiga...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tarcísio!
      Que absurdo! Pois, então... para um Estado Laico, acho que esse tipo de situação fere muitos direitos constitucionais. Mas, infelizmente, acho que já estamos acostumados com isso... não é mesmo?

      Beijão! =)

      Excluir
  2. Como é difícil ter liberdade num planeta chamado Terra!

    Numa música do grande Grand Funk, seu autor diz que liberdade é somente para as crianças. Mas, que liberdade elas têm?
    Podem até serem mais livres do que os adultos;no entanto, se não morrerem cedo, um dia elas crescerão...

    Tudo de bom, Helena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roderick!
      Difícil até mesmo uma certa liberdade relativa que pretendemos conquistar com o passar dos anos. Talvez a liberdade seja, realmente, um assunto cultural complexo e muito elusivo... Mas optar por nossas escolhas de forma responsável não deveria ser tão complicado, afinal.

      Beijo grande!

      Excluir
  3. Num mundo de livre arbítrio, não pode existir o apocalípse.

    Boa tarde, Helena.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Impontual!
    Que boa visita a sua!
    Pois é. Mas, infelizmente, o livre-arbítrio nem sempre existe também. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
    Li o livro de Madre Tereza de Calcutá onde ela dizia mais ou menos isso: Que fanatismo e loucura eram próximos, isso não é bom. Boa noite.Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria Emília!
      Com certeza! Na minha opinião, nada de produtivo vem de algo que prega de forma tão exaltada a intolerância.

      Beijos, querida!

      Excluir
  6. E somos tão melhores do que dizem né! beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ives!
      É verdade. Julgar sem possuir o conhecimento necessário, muitas vezes, é fatal.

      Beijão!

      Excluir
  7. Excelente. É muito complicado quando tentam nos impor uma perspectiva de mundo e de vida que não é a nossa, por uma régua que não é a que usamos pra nos medir, graças a dogmas religiosos.

    Viva o respeito ao livre arbítrio.

    Beijos.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno!
      Obrigada! Concordo contigo. Mesmo porque, enfiar goela abaixo nossas crenças nunca será a melhor forma de convencer alguém. Mas eles nunca aprendem! ;)

      Beijos, querido!

      Excluir
  8. Respostas
    1. Olá, Felipe!
      Obrigada por sua visita.

      Beijos! ;)

      Excluir
  9. se foi um encontro familiar, te desejo sorte e muita paciência...
    se foi um encontro amoroso, corre enquanto é tempo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fred!
      Ah, não! Nem pensar! ;)
      Trata-se apenas de um cliente de anos... nada de familiar e, muito menos, romântico.

      Beijão!

      Excluir
  10. Pior é pessoas que nem são do nosso convívio tentando dar pitaco na nossa vida, né? Se quem pode dar pitaco já enche o saco, imagine quem não tem nada a ver com a gente? ridículo --'

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hellz!
      Pois é, querida. É assim mesmo... infelizmente, somos julgados por quem não possui quase nenhuma informação sobre nós. Mas talvez isso nos deixe mais fortes, afinal, opiniões alheias nem sempre podem ser levadas em consideração.

      Beijão!

      Excluir
  11. Olá, Helena!
    A intolerância ao diferente faz com que as pessoas acabem por se distanciarem cada vez mais. E Deus, tão especialmente criou a todos nós tão diferentes uns dos outros e ainda nos deu a capacidade de ainda acrescentar outras características a nossa figura. Eu não usaria tatuagem por motivos pessoais mas acho muito bonito nas outras pessoas...certo que tem algumas de mau gosto rs rs! mas outras são lindíssimas.
    Aproveito pra agradecer a sua visita e comentário em Letras Que Se Movem e espero sua visita quando puder no blog autoral.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Tem razão! O mundo, aliás, seria muito chato se todos pensassem do mesmo modo, afinal de contas. Mas o respeito às opiniões diversas, certamente, deveria ser indispensável. Enquanto isso não ocorre, vamos levando da melhor forma, não é mesmo? ;)
      Já, já estarei te fazendo uma visita.

      Beijo grande!

      Excluir
    2. Com certeza precisamos nos respeitar mutuamente, independente dos nossos valores, gostos e estilos.
      Bjs1

      Excluir
  12. Por vezes se ouve pessoas vociferarem "se Deus é Bom, porque o homem mata o próprio homem? aí está o tal de livre-arbítrio e em nome disso cometemos as mais variadas barbaridades, por que deve ser mais fácil a cegueira espiritual, do que ter trabalho em pensar, sentir, refletir para que as atitudes e nosso comportamento sejam nossa verdade aflorada. Bela Helena, sempre um imenso prazer estar aqui e participar nesta roda de conversa, que só nos acrescenta. E viva o livre-arbítrio.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jair!
      Obrigada por sua visita, meu querido amigo! Você é sempre muito bem-vindo! ;) E tem razão... aliás, as maiores atrocidades já foram (e ainda são) cometidas em nome da religião. De forma alguma, recrimino alguém por suas crenças, mas te digo que o fanatismo me incomoda profundamente. Respeito é mesmo fundamental!

      Beijos!

      Excluir
  13. Uau! Excelentes textos menina pensante, instigante, atual. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fábio!
      Agradeço de coração a sua visita e o seu carinho.

      Beijo grande!

      Excluir
  14. Olá, querida Helena!

    Nenhuma religião ou louco, fanático dela tem o direito de impor a outrem, seja o que for, pke nós não somos propriedade de ninguém e fazemos de nós aquilo que mto bem entendermos, sem prejudicar terceiros.

    Ui e Ai, se afaste de gente, desse jeito!

    Beijos e viva a vida com sua régua e esquadro ou sem eles, se assim o entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu querida!
      Certamente! Acho que cuidar da vida alheia deve ser muito bom, já que alguns não deixam de dar seus pitacos. ;) Mas é isso mesmo, não deveríamos ser julgados enquanto não fazemos nenhum mal aos demais.

      Beijão!

      Excluir
  15. Eu simplesmente não tenho paciência com fanáticos religiosos, eles nem me param mais na rua, pois sabem que eu ignoro.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna!
      Realmente, é difícil de aguentar! ;)

      Beijão.

      Excluir
  16. Olá, as pessoas crescidas e inteligentes sabem que ninguém é de ninguém, que nada deve ser imposto, tudo deve de ser de livre vontade.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, AG!
      Você tem toda a razão. Considerar que somos portadores de qualquer verdade absoluta não passa de arrogância.

      Beijos!

      Excluir
  17. "A série de conversas irritantes contém instruções valiosas que me fazem cogitar a possibilidade de engolir a minha cabeça." HAHAHAH sei como tu se sente. Fanatismo religioso é um saco, principalmente quando acham que podem se meter na nossa vida por causa disso.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabs!
      Com certeza. Principalmente quando existem essas tentativas patéticas de conversão. Ai, que preguiça! Cada um na sua, não é mesmo? ;)

      Beijão!

      Excluir
  18. Olá amiga, sábia mensagem e muito pertinente. Todos temos o livre- arbítrio nas nossas escolhas e de como vivemos. mas com certeza devemos ser prudentes para não nos arrepender de algo que fizemos ou deixamos de fazer. Gosto muito da música EPITÁFIO, porque muitas vezes tenho a sensação de que não vivi a vida como deveria, muitas coisas deixei de fazer pensando no outro. Quantas viagens deixei de fazer com medo de viajar de avião. mas ou menos isso, Amei a postagem.
    Espero que seu final de semana seja abençoado e que quando a nova semana chegar encontre você com o melhor ânimo, feliz e com muita paz junto aos seus . Abraços da amiga Lourdes Duarte.
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Professora Lourdes!
      Muito obrigada por sua visita e por seu gentil comentário. Certamente, não podemos deixar a vida para depois, pois, o futuro é definitivamente incerto. Superar algumas situações e determinados medos é indispensável para vivermos plenamente.

      Uma ótima semana para você também.
      Beijo grande!

      Excluir
  19. Depois deste post...acho que te amo!

    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lynce!
      É recíproco. Vc sabe! ;)

      Beijo!

      Excluir
    2. Outro para você, querido!
      Tenha uma ótima semana.

      Excluir
  20. Olá! Venho agradecer sua visita.
    Bela escrita, intensa!

    Bjsss

    https://palavrandoels.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mila!
      Imagina, eu que agradeço.
      Seja bem-vinda.

      Beijos!

      Excluir
  21. Oi Helena (Gosto muito do seu nome)
    Você escreve muito bem e de um jeito bem intenso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda!
      Muito obrigada! Apareça quando puder. ;)

      Beijão!

      Excluir

Se você conseguiu chegar até aqui é porque teve paciência suficiente para agüentar minhas insanidades. Prometo agüentar as suas também... Vai! Me diz aí o que você pensa.Tenho certeza de que vou adorar!