terça-feira, 9 de maio de 2017

Livre-Arbítrio


Sem tempo para traçar uma rota de fuga, decido apenas observar apaticamente enquanto ele discorre sobre os seus padrões deturpados de moralidade. Apesar do meu desespero evidente e dos esforços para evitar um embate violento, os monólogos intermináveis e desgastantes tornaram-se rotineiros a cada encontro: a implicância com minhas tatuagens originam críticas que tencionam salvar uma alma impura da degradação eterna.

(Rabiscar o corpo é atitude diabólica!)

A série de conversas irritantes contém instruções valiosas que me fazem cogitar a possibilidade de engolir a minha cabeça. Porém, consciente de suas tentativas infrutíferas, meu único receio é o abandono da sua agressão passiva e a adoção de métodos diversificados que incluam me açoitar com o Rosário, espancar com uma Bíblia ou vociferar maldições em Latim.

(Se você já foi alvo do fanatismo religioso vem cá, me abraça!)

Conviver com a perturbação ocasional de certas perguntas imbecis ou de inúmeras perspectivas negativas me torna apta a conter uma combustão espontânea ou qualquer ímpeto homicida. Mas cá entre nós? Percebi que nunca haverá negociação com quem te considera a Mensageira do Apocalipse! E não. Não pense que sou uma criatura sombria sedenta de sangue ou possuo o 666 cravado na testa: a miséria de minha condição reside exclusivamente na cegueira espiritual - na atitude pagã de ousar desfrutar de minha própria liberdade.

(Ui. Me deixa!)

28 comentários:

  1. Aqui em Pernambuco vivemos uma nova reforma protestante... Os hábitos tem mudado cada vez mais... Ao ponto do recém empossado prefeito de Olinda propor um polo gospel no carnaval desse ano... "Tempos sombrios" minha amiga...

    ResponderExcluir
  2. Como é difícil ter liberdade num planeta chamado Terra!

    Numa música do grande Grand Funk, seu autor diz que liberdade é somente para as crianças. Mas, que liberdade elas têm?
    Podem até serem mais livres do que os adultos;no entanto, se não morrerem cedo, um dia elas crescerão...

    Tudo de bom, Helena!

    ResponderExcluir
  3. Num mundo de livre arbítrio, não pode existir o apocalípse.

    Boa tarde, Helena.

    ResponderExcluir
  4. "Quem julga as pessoas não tem tempo para amá-las."
    Li o livro de Madre Tereza de Calcutá onde ela dizia mais ou menos isso: Que fanatismo e loucura eram próximos, isso não é bom. Boa noite.Bjs.

    ResponderExcluir
  5. E somos tão melhores do que dizem né! beijão

    ResponderExcluir
  6. Excelente. É muito complicado quando tentam nos impor uma perspectiva de mundo e de vida que não é a nossa, por uma régua que não é a que usamos pra nos medir, graças a dogmas religiosos.

    Viva o respeito ao livre arbítrio.

    Beijos.
    www.dilemascotidianos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. se foi um encontro familiar, te desejo sorte e muita paciência...
    se foi um encontro amoroso, corre enquanto é tempo...

    ResponderExcluir
  8. Pior é pessoas que nem são do nosso convívio tentando dar pitaco na nossa vida, né? Se quem pode dar pitaco já enche o saco, imagine quem não tem nada a ver com a gente? ridículo --'

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  9. Olá, Helena!
    A intolerância ao diferente faz com que as pessoas acabem por se distanciarem cada vez mais. E Deus, tão especialmente criou a todos nós tão diferentes uns dos outros e ainda nos deu a capacidade de ainda acrescentar outras características a nossa figura. Eu não usaria tatuagem por motivos pessoais mas acho muito bonito nas outras pessoas...certo que tem algumas de mau gosto rs rs! mas outras são lindíssimas.
    Aproveito pra agradecer a sua visita e comentário em Letras Que Se Movem e espero sua visita quando puder no blog autoral.
    Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza precisamos nos respeitar mutuamente, independente dos nossos valores, gostos e estilos.
      Bjs1

      Excluir
  10. Por vezes se ouve pessoas vociferarem "se Deus é Bom, porque o homem mata o próprio homem? aí está o tal de livre-arbítrio e em nome disso cometemos as mais variadas barbaridades, por que deve ser mais fácil a cegueira espiritual, do que ter trabalho em pensar, sentir, refletir para que as atitudes e nosso comportamento sejam nossa verdade aflorada. Bela Helena, sempre um imenso prazer estar aqui e participar nesta roda de conversa, que só nos acrescenta. E viva o livre-arbítrio.
    ps. Carinho respeito e abraço.

    ResponderExcluir
  11. Uau! Excelentes textos menina pensante, instigante, atual. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Helena!

    Nenhuma religião ou louco, fanático dela tem o direito de impor a outrem, seja o que for, pke nós não somos propriedade de ninguém e fazemos de nós aquilo que mto bem entendermos, sem prejudicar terceiros.

    Ui e Ai, se afaste de gente, desse jeito!

    Beijos e viva a vida com sua régua e esquadro ou sem eles, se assim o entender.

    ResponderExcluir
  13. Eu simplesmente não tenho paciência com fanáticos religiosos, eles nem me param mais na rua, pois sabem que eu ignoro.

    Com amor,
    Bruna Morgan

    ResponderExcluir
  14. Olá, as pessoas crescidas e inteligentes sabem que ninguém é de ninguém, que nada deve ser imposto, tudo deve de ser de livre vontade.
    AG

    ResponderExcluir
  15. "A série de conversas irritantes contém instruções valiosas que me fazem cogitar a possibilidade de engolir a minha cabeça." HAHAHAH sei como tu se sente. Fanatismo religioso é um saco, principalmente quando acham que podem se meter na nossa vida por causa disso.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  16. Olá amiga, sábia mensagem e muito pertinente. Todos temos o livre- arbítrio nas nossas escolhas e de como vivemos. mas com certeza devemos ser prudentes para não nos arrepender de algo que fizemos ou deixamos de fazer. Gosto muito da música EPITÁFIO, porque muitas vezes tenho a sensação de que não vivi a vida como deveria, muitas coisas deixei de fazer pensando no outro. Quantas viagens deixei de fazer com medo de viajar de avião. mas ou menos isso, Amei a postagem.
    Espero que seu final de semana seja abençoado e que quando a nova semana chegar encontre você com o melhor ânimo, feliz e com muita paz junto aos seus . Abraços da amiga Lourdes Duarte.
    http://professoralourdesduarte.blogspot.com.br/
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Depois deste post...acho que te amo!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. Olá! Venho agradecer sua visita.
    Bela escrita, intensa!

    Bjsss

    https://palavrandoels.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Helena (Gosto muito do seu nome)
    Você escreve muito bem e de um jeito bem intenso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Tal texto, querida Helena,
    É o absurdo absoluto!
    Conteúdo que reputo
    Sério, porém vale a pena

    Dar um basta. Vejo a cena,
    Cujo opressor astuto,
    Mas ignorante e bruto
    Quer também te ver pequena.

    Fique de pé e erga a voz
    Não permita a um burro, algoz
    Da sã sapiência alheia.

    Parta à defesa e após,
    Dê-lhe a lição mais feroz:
    Despreze-o! E sem cara feia.

    Grande abraço. Laerte.


    ResponderExcluir