“-Deixa! Ele sabe se virar.”
Se você possui a capacidade de ignorar os problemas
alheios é porque nunca foi responsável por alguma fatalidade. Do contrário,
acredito que pensaria duas vezes.
Com o passar do tempo acabamos desenvolvendo um péssimo
hábito: simplesmente olhamos para o lado e fingimos que tudo está bem. É mais cômodo desconhecer a luta cataclísmica que
ocorre dentro de outra pessoa. É mais
fácil negar as dificuldades que acabam por tornar uma vida insuportável.
E assim você segue utilizando toda essa inabilidade de enxergar
o óbvio quando, de repente, a verdade idiota da morte explode bem na sua cara. Somente
então é que a dor te atinge de uma forma tão agonizante e profunda que o colapso é inevitável: você despreza Deus, ataca a humanidade, desdenha do
universo – tenta em vão se isentar de uma culpa que te consome a cada dia.
(Tarde demais!)
Há um ano aprendi a lição: não deixo que nenhuma ferida apodreça
no coração das pessoas que amo. Eu não posso arriscar novamente.
Helena G.S.R.....
ResponderExcluirTexto de alta reflexão pessoal.... é fácil ajudar a quem é rico, importante, ajudar a quem não necessita... é fácil admirar pessoas ricas, bonitas, saudáveis... é tão gostoso ajudar pessoas poderosas....
Mas quando precisamos ajudar a quem precisa de nós, que está com a mão estendida a nos pedir ajuda, ou negamos, ou viramos o rosto.
É ruim, chato, desgastante ajudar os pobres e enfermos... até (sic)... a verdade idiota da morte explode bem na sua cara."!!!!
"Sempre há alguém precisando de ajuda emocional: uma palavra amiga, uma orientação ou simplesmente alguém que escute os sofrimentos da alma. Contudo, nem sempre sabemos como agir diante de determinadas situações, pois somos extremamente complexos e frágeis. Sempre existe o medo de que nossas palavras sejam mal interpretadas. Como ajudar eficazmente quem precisa de nossa ajuda?
Ajudar é um processo que exige, em primeiro lugar, uma maturidade emocional e espiritual. Uma pessoa imatura dificilmente poderá contribuir com alguém que enfrenta crises pessoais complexas e que exigem um cuidado especial no acolhimento do que será partilhado. Por isso mesmo, é preciso nos questionarmos se temos condições humanas e espirituais de ajudar alguém ou se, no momento, seria mais prudente e oportuno indicar outra pessoa com um nível de maturidade maior para poder auxiliar em determinados contextos enfrentados por quem nos procurou."
http://formacao.cancaonova.com/diversos/como-ajudar-quem-precisa-de-ajuda/
Olá Helena fiquei procurando, achando e vendo meus arrependimentos, e naõ quero ver o mais óbvio, mas acho que encontrei aqui uma definição ou maneira de ir levando um arrependimento permanente, como me sinto hoje com a escolha que fiz. Texto denso e tenso. Sempre bom saber de coisas que vivemos...
ResponderExcluirps. Carinho respeito e abraço.
Arrepender-se é pender do perder ao aprender.
ResponderExcluirGK
"simplesmente olhamos para o lado e fingimos que tudo está bem. " infelizmente acontece com muito e todo o tempo. dói ne.
ResponderExcluirabraço afetuoso!
A empatia é necessária. Sempre foi. É realmente muito difícil lidar num mundo onde as pessoas escolhem propositalmente ignorar o sentimento do outro. Depois que algo maior - e pior - acontece, já era. Foi.
ResponderExcluirNão devemos nunca deixar as pessoas que amamos com palavras ruins. Sempre penso nisso.
Ótimo texto para reflexão!
Baú de Canto
Oi, Helena!
ResponderExcluirSabe, as pessoas no geral não tem o hábito de se por no lugar das outras quando veem os problemas deles. Aquele caso do "não acontece comigo, então não é nada de mais, é frescura". E é com essas pequenas ignorâncias (no sentido de ignorar mesmo) que as pessoas começam a afundar em seus problemas. Um pouco de empatia e afeto faria melhor ao mundo.
beijão!
Belo post. Uma problema muito sério, ainda mais em se tratando de Brasil.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bom, Garota! Arrassooouuu!!!!!!! Disse tudo e mais alguma coisa. Essa anestesia, essa antipatia, essa falta de tato, de não amar o próximo como a si próprio. Adorei seu blog, lindo, linda. Beijos!
ResponderExcluirBom dia, as atitudes de cada pessoa resulta do carácter, ser solidário significa saber as causas da marginalização e não concordar com quem as provoca, sim... porque a marginalização, convém a uma minoria de mal formados, arrogantes, que só pensam neles e só neles, gostei muito do que escreveu, revela que é portadora de enorme carácter, que aprendeu com a vida, sabe que o mais importante é o carácter, não é a riqueza, bens exteriores ou a beleza.
ResponderExcluirBom fim de semana,
AG
Posso dar um beijinho nessa carinha linda?????
ResponderExcluirObrigado pela amizade!!!
Poste mais... saudades de te ler!!!
Exato. Excelente texto. Rápido, objetivo, envolvente e que li em ótima hora. Obrigado pela visita ao blog e obrigado por disponibilizar este conteúdo tão precioso!
ResponderExcluirSinto muitíssimo )):
ResponderExcluir✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦
Helena G.S.R....
ResponderExcluirAgradeço tuas palavras.... tua visita é uma delícia!!!
Aguardo que tuas histórias voltem a preencher as páginas de nossas vidas.
Beijos doces!!!!
Bom dia querida Helena.. temos muitos caminhos por trilhar nesta vida..
ResponderExcluiras vezes optamos por atalhos para chegar antes mas os mesmos não nos dão as lições do caminho mais longo onde precisamos cair várias vezes para aprender a lição..
comigo precisei perder uma boa grana para aprender a desapegar, e só com base no perdão 3 anos depois o dinheiro que julguei perdido retornou..
sempre temos algo a ganhar nunca a perder.. bjs e feliz sempre
é da natureza humana se esconder do obvio. Fingir que não vê. É não querer amar, ou mostrar que não quer. Funcionamos assim.
ResponderExcluirAdorei o texto, muito forte! Precisamos fazer isso, acordar enquanto ah tempo e não deixar pequenos problemas permanecer sobre nossos olhos. Precisamos elimina-los!
ResponderExcluirEu Um Universo Que delicia ler este post, muita gente pode achar nada vê um post desses fora da época de férias, mas eu adoreiii. Quando a gente esta no tédio e sem criatividade, da para fazer tudo isso até fora das férias mesmo. Eu amor lêr e assistir séries, mas quando se trata de sair de casa, eu não tenho muitas ideias, para ir em lugares tão bacanas que eu já não tenha ido. Parabéns gata, amei ler a sua história e experiência ! Que o Cosmos te abençõe sempre.
Eu Um Universo https://lostcityofz.blogspot.com.br/
Penso que são as insanidades mais lúcidas que li!
ResponderExcluirAbraços libertários e fraternos!
Adorei a resposta, Helena!
ExcluirBjs
Adorei a resposta, Helena!
ExcluirBjs
temos a mania e viver no automático. Tanto pros outros quanto pra si. Isso adoece bastante o coração MESMO
ResponderExcluirbeijo
beinghellz.com
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir