terça-feira, 6 de março de 2018

Lamento Agudo


Mal-aventurados aqueles que optam pela estabilidade e pelo conforto e que domesticados, seguem a vida em ritmo previsível. Criaturas em estado irreversível de torpor que com sanidade, atenuam os ávidos sentimentos capazes de estrangular a sua alma.

(Aprecio os desejos urgentes, as paixões desmedidas que nada respeitam.)

Infelizes aqueles que buscam uma estrada segura e asfaltada e que desorientados, amedrontam-se com os caminhos sinuosos à beira do abismo. Seres moribundos que incrustados em seus hábitos, evitam os arriscados itinerários por receio das terríveis emboscadas.

(Não há nada tão perturbador quanto a monotonia de determinados trajetos.)

O meu desprezo é direcionado aos covardes de espírito seco e de coração oco que temem a intensidade de existir. Portanto, meu bem, não seja dominado pela apatia: lembre-se de que não há esperança para aqueles que negligenciam as suas próprias emoções.

26 comentários:

  1. Este teu texto tem tanto a ver com aquilo que ando a passar nos últimos tempos.. revejo-me em cada frase que escreveste.

    ResponderExcluir
  2. acho q há caminhos para todas as disposições.. a segurança de um caminho seguro, ainda q monótono, às vezes é essencial para um alguém e isso o faz feliz. poderia ser mais feliz em outra possibilidade? talvez sim, mas pra essas pessoas o risco não vale e, nem por isso, deixam de aproveitar a felicidade que escolheram viver...

    ResponderExcluir
  3. "(Aprecio os desejos urgentes, as paixões desmedidas que nada respeitam.)"
    "(Não há nada tão perturbador quanto a monotonia de determinados trajectos.)"

    Faço minhas estas tuas palavras, e sim também odeio comodismo.
    Já estava com saudades:))


    ResponderExcluir
  4. Olá Helena,

    Pensamento mais contemporâneo impossível, toda explosão de ódio e rancor que verificamos hoje ao nosso redor nascem justamente do marasmo e da apatia da ausência de paixão, pela vida, pelo outro, pelo amor.
    O que sobra é o medo. O mundo está afundado em temores cada vez maiores enquanto cada vez mais agarrado ao medo de perder os hábitos que lhe prendem ao passado.

    Mais uma vez, obrigado pelo texto.

    Beijos e até já!

    http://desonsetempos.blogspot.com.br/

    PS: Desculpa, fiz uma pequena propagando do meu blog. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Que nada nos prenda a zona de conforto.
    Boa noite Helena.Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Ácida !

    Frequentarei mais esse ambiente. ;)

    ResponderExcluir
  7. De nada vale a vida se não tiver emoção, luta, paixões, aventura, correr atrás do que deseja e ser o mais feliz possível. Gostei muito do seu texto.
    Bjs pra vc querida!

    ResponderExcluir
  8. oi, helena, querida...

    teus textos são brutais e olha que quem for desprovido de caráter, fica na ordem ao te ler. adorei, como sempre, tuas surras, entre aspas, verbais.

    minha mão esq. foi operada, portanto só estou escrevendo com a dta. daí, não surgem aqui letras maiúsculas, nem alg. sinais de pontuação, mas o k interessa mesmo são as palavras.

    beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Helena!

      Digo e sinto o mesmo, qdo você vai ao meu blog e há novo post e vídeo lá.

      És como és e te sentes bem. Nada a julgar, até pke gente inteligente não se julga, se aprende com ela.

      Já estou bem melhor da minha mão, felizmente. Obrigada!

      Beijos e boa semana.

      Excluir
  9. " Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de sentir."
    A inquietação nas suas linhas e o modo como nelas você condena a letargia emocional, é uma coisa absolutamente sagitariana, minha cara Helena...
    Creio que o zodíaco lhe pregou uma peça quando desenhou seu mapa Astral.
    Você parece feita de fogo.
    Aquece apenas ao ler.
    E como hoje o dia parece estar propício à citações, seu texto me lembra Freud citando Goethe: "Nada é mais insuportável do que uma sequencia de lindos dias".
    É necessário o saudável balançar das ondas ou todos os nossos barcos encalham em um mar estático.
    Vou passar umas horas refletindo (coisa que a leitura do seus textos sempre me motiva), mas não receie que me tenha de alguma forma me lançado na imobilidade: É na reflexão que eu geralmente faço movimentos mais ousados.

    Fique bem...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite moça querida,
    A existência na mão de alguns é uma caixinha vazia, enquanto para outros é a oportunidade de fazer seu melhor para não mais precisar retornar para tal experiência humana, feliz noite bjs meus, até sempre

    ResponderExcluir
  11. Que texto lindo, Helena! Você sempre me surpreende com suas lindas palavras. Tudo que você descreveu eu me identifiquei com a ideia, pois vivo pensando sobre isso e sobre a zona de conforto no qual nos prende tanto e nos limita também. É incrivel quando saimos da rotina e nos aventuramos em novos caminhos e andamos por terras desconhecidas, com certeza é mais intenso viver dessa forma do que parado em um completo vazio de normalidade.

    ResponderExcluir
  12. Olá, nossa você escreve muito bem ;)...gostei muito de ter lido o texto foi uma experiência maravilhosa, me identifiquei bastante com você através dele !

    Beijos!
    http://virtualparadisee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que texto forte, como todos os que vc escreve. Estou bem por ter lido a sua postagem e por saber que voltou mais intensa do que nunca.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda!
      Ainda bem que você tarda mais não falha. Já não tens mais o direito (ou tem???) de se abster em compartilhar com o mundo as suas reflexões tão profundas...uma autora como você se faz necessária, viu?
      Beijos

      Excluir
  14. Parabéns pela postagem!

    FELIZ PÁSCOA
    Autor: Laerte Sílvio Tavares

    Que a luz da ressurreição
    De Cristo Nosso Senhor
    Brilhe no teu coração
    E se refrate em amor,

    Permeando a tradição
    De fé, a dar esplendor
    Às festas pascoais que são
    Frutos da Paixão e dor

    Transformadas em alegria
    De Madalena, Maria
    E de toda a humanidade!

    Feliz Páscoa, pela via
    Do amor – nossa luz e guia
    Na fé e na caridade!


    Tudo de bom. Abraços! Laerte.

    ResponderExcluir
  15. Oi Helena

    gente, eu tenho me sentido um animal encarcerado ultimamente. Não tá sendo fácil. Seu texto me fez lembrar como realmente essa vida de monotonia acaba matando mais do que os perigos mortais que a gente esbarra enquanto vive de verdade :(

    beijo
    www.beinghellz.com.br

    ResponderExcluir
  16. Esse texto foi um belo tapa na minha cara HAHAHA eu sou dessas que curte rotina e que demoooora pra sair da zona de conforto, sabe? Mas ultimamente tenho me esforçado muito pra estar do outro lado da moeda e tem dado certo, é muito gostoso explorar novos ares, né?
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  17. por isso minha necessidade de viver eternamente apaixonada. em alma! em voz! em corpo.

    muitos abraços.

    ResponderExcluir
  18. Bom dia, Texto é directo e totalmente verdadeiro para as mentes fechadas, a liberdade oferece felicidade, só com uma mente aberta e livre de preconceitos consegue ser feliz.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  19. Olá Helena

    Os mortos em vida! A eles tudo torna-se opaco

    Quem sabe certo dia não dão por si ou são resgatados?

    Sigamos renovando trajetos

    Abraço

    ResponderExcluir
  20. A vida em si mesma, em tudo e de todo modo vibra! Os que não acompanham a vibração da vida já vivem pela metade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. há pessoas que tudo aceitam e seguem sem quase se amachucarem, ou tão bem escondem esse machucar só pq não sabem agitar bandeiras. Eu sou daquelas onde a inquietude me sai dos poros. Não gosto de linhas retas e dou-me melhor com as curvas dos dias.

    ResponderExcluir